Com o resultado das eleições de 2022, a resposta das urnas serviu para apontar quem (ou qual grupo político) estará mais próximo de 2024. Na eleição deste ano, estaremos elegendo prefeito e vereadores nos 102 municípios alagoanos.
Nem bem acabava o pleito de 2022, mas já haviam políticos e aliados pensando sempre no próximo pleito. Agora, em 2024, um grupo político fortalecido dependerá do maior número de prefeitos eleitos, além de vereadores, para “apontar fortemente” para 2026.
A definição de uma candidatura sólida ao Governo de Alagoas para 2026, por exemplo, sairá após o resultado das urnas de 2024. A formação dos grupos é apontada depois que o eleitor decide quem serão os prefeitos das maiores cidades de Alagoas, a exemplo de Maceió, Arapiraca e Palmeira dos Índios.
Porém, até que o novo pleito aconteça, é bom lembrar que muitas águas vão rolar e os acordos de bastidores se constroem e destroem no decorrer dessa transição para qualquer eleição futura.
Outro fato que leva em consideração uma eleição estadual ou municipal, todavia, é a interferência da imprensa com a divulgação das pesquisas eleitorais. A mídia (imprensa local) tem um papel fundamental quanto ao fato da divulgação de informações que ajudam bastante e, por outro lado, até prejudicam candidatos.
Desde já, pesquisas eleitorais começam a ser divulgadas em ano pré-eleitoral para mostrar a opinião/satisfação do eleitor. Já vem chamando atenção, nos últimos dias e, durante esse período que antecede a eleição, alguns resultados publicados nos meios de comunicação do estado. Tanto pode ajudar como atrapalhar.
A lembrar que o eleitor de 2024, em boa parte, não será o mesmo eleitor de 2020, há quatro anos, quando se deu o resultado para os cargos eletivos que estarão – novamente – à disposição em outubro vindouro.
De fato, essas pesquisas podem até apontar como deverá ser o cenário político do pleito daqui a dois anos. Porém, há uma mostra de resultados com intuito de influenciar o cidadão alagoano na hora das urnas.
É aí que a imprensa entra com o papel de ser um consultor na decisão do voto. São mostras (pesquisas) que fazem uma projeção futura e que podem ser vistas como o cenário do próximo pleito eleitoral.
Portanto, a comunicação (mídia em geral) é importante para democracia e, quem sabe, até ajudar ao eleitor escolher um nome que seja de agrado em qualquer disputa eleitoral no país. Lembre-se: Importante destacar que a mídia tem papel fundamental na decisão do voto.
É isto!
E viva a política dos políticos em Alagoas!
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