Pressione ESC para fechar

Blog Kleverson LevyBlog Kleverson Levy

Defensor público lamenta ausência do Estado (Sesau) em reunião que assinou termo em prol dos pacientes com câncer de Alagoas

Pelas redes sociais, o coordenador do Núcleo de Proteção Coletiva, o defensor público Ricardo Antunes Melro, lamentou a ausência do Estado de Alagoas, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau-AL), na reunião que discutiu a situação de pacientes diagnosticados com câncer em Alagoas.

São cerca de 240 pessoas (seres humanos), há mais de 60 dias, que estão internados no HGE ou em suas residências, sem o devido tratamento, em razão da escassez de leitos na rede credenciada para dar início ao tratamento, e à espera do Poder Público.

O encontro foi promovido pela Defensoria Pública do Estado de Alagoas (DPE/AL) em acordo com os representantes da saúde do Estado e de Maceió, além dos hospitais conveniados para o tratamento de pacientes com câncer que apresentaram propostas que visam à realização de mutirões voltados ao atendimento dos cidadãos.

Estranho, porém, que a Sesau havia se comprometido em participar da reunião marcada há alguns dias, no entanto, não mandou – sequer – um representante, não enviou qualquer proposta e não apresentou esclarecimentos sobre o motivo para o abandono dos pacientes em Alagoas.

Em sua conta oficial no Instagram, Ricardo Melro publicou um texto criticando a ausência dos responsáveis da Sesau na reunião e elogiou a Prefeitura de Maceió, que se comprometeu a iniciar o tratamento de 60 pacientes com iodoterapia, a partir de um cronograma que será divulgado.

“A Secretaria de Saúde Estadual, mesmo assumindo que não tem planejamento para tratar imediatamente essa enorme fila do descaso, e de ter reconhecido a necessidade do mutirão, não compareceu hoje para assinar o Termo de Compromisso e não deu qualquer justificativa, fato que demonstra total descaso com a situação, pois se depender dela todos os pacientes irão morrer esperando.E ainda falta com a verdade em nota divulgada em alguns sites, pois a lista do descaso não é tratada por outros órgãos de fiscalização, conforme consta na ata da reunião confirmada por todos os presentes. E mesmo que fosse, nada impede de protegermos essas vítimas do descaso. Muito pelo contrário: temos obrigação moral e constitucional. Mas, se existe justiça, e ela existe, iremos demandar contra o Estado por culpa exclusiva de sua Secretária de Saúde, para que ela arque com imediato tratamento de cerca de 180 seres humanos abandonados por ela. Inclusive, estamos levantando o custo para solicitar bloqueio, visto que infelizmente não cumprem as ordens judiciais. Já o município de Maceió, diferentemente do Estado, sinalizou para iniciar o tratamento de cerca de 60 pacientes que precisam de iodoterapia, se comprometendo, até a próxima quarta, a fechar um cronograma”, escreveu Ricardo Melro.

Em Tempo: a situação, de fato, gerou grande surpresa e insatisfação aos presentes, visto que, o Estado de Alagoas seria imprescindível para a garantia da alocação de recursos, como também, obrigações importantes para a realização dos citados mutirões. A resposta da insatisfação, todavia, é pública e veio do próprio defensor público Ricardo Antunes Melro.

Eita, Alagoas!

É isto!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br

Redes sociais: @blogkleversonlevy

Kleverson Levy

Especialista na cobertura política em AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.