Webbanner_BEM_728x90px
Webbanner_BEM_728x90px

Vice-governador: “Enquanto os cães ladram, a caravana passa”, diz em resposta à ALE?

Foto: Facebook
Pelas redes sociais, o vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa (MDB), ‘deu a resposta’ que a Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) gostaria de obter em plenário. 

Após a repercussão da última quarta-feira, 28, quando os deputados estaduais criticaram o governo Renan Filho (MDB), por conta do chamado “calote” dado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc) no Projeto ‘Escola 10’, a reação do secretário surgiu em suas contas oficiais do Facebook e Instagram.

A imagem do deputado estadual Davi Maia (DEM), segurando um cheque sem fundo em alusão ao ‘calote’ da Educação, e afirmando que o Governo de Alagoas não repassou os valores das premiações para escolas que atingiram metas do ‘Escola 10’, ganhou grande repercussão na ALE. Leia + Aqui: Deputados mostram mais “independência política” em relação ao governo RF
O parlamentar questionou a falta de pagamento das instituições vencedoras do ‘Escola 10’, programa que foi criado em 2018 como incentivo às escolas que ganharam destaque, por conta do ensino de qualidade e aprendizagem no estado, oferecendo ainda premiação às escolas e professores que alcançassem metas estabelecidas.

Barbosa – ao que parece em ‘tom raivoso e no estilo Luciano de responder’ – inicia o título do post como um ‘desagravo’ ao descrever o texto com a frase Enquanto os cães ladram, a caravana passa”, ou seja, pegou pesado e expôs sua insatisfação às críticas ocorridas na Assembleia. 

No desfecho de todo o post escrito, o secretário de Educação de Alagoas contrapõem o que disse os representantes da Casa de Tavares Bastos com dados, informações e um balanço do trabalho dele à frente da pasta. 

Além disso, vale ressaltar, o vice-governador também respondeu às críticas dos parlamentares que foram feitas contra Undime e Associação dos Municípios Alagoanos (AMA), apontando a parceria existente entre Seduc, municípios alagoanos e entidades.  

Portanto, o Blog Kléverson Levy disponibiliza todo o texto publicado ontem, 29, pelo vice-governador e secretário de Estado da Educação, Luciano Barbosa. 


Enquanto os cães ladram, a caravana passa.  

Somos o maior regime de colaboração do Brasil. Esse tem sido, ao longo dos últimos anos, o segredo do sucesso dos avanços na educação do estado de Alagoas. 


Já somos vistos com respeito pelo resto do Brasil, ao contrário de anos atrás. Nossa parceria, Estado e municípios, tem sido o segredo desse sucesso. 

Assumimos coletivamente essa tarefa de educar entendendo que onde há município em nosso estado há um alagoano precisando de educação. 

Não importa a rede, se é municipal ou estadual. Foi por isso que não fizemos distinção na hora de escolher o gerente regional. Ele pode ser da rede estadual ou municipal, o que importa é a nota do IDEB da escola. 

Estamos na reta final para a prova do SAEB. É agora ou nunca. Vamos em frente com a mesma garra sem nos deixar contaminar pelos discursos diversionistas. Aqui o nosso partido é a educação. 

Sempre tratamos todos por igual e vamos continuar assim. O que importa é o aluno. Ele é o motivo da nossa existência.

Ideb em Alagoas 

Contra fatos não há argumentos: o estado de Alagoas era o 27º colocado no ranking do IDEB, e agora somos o 16º no mesmo ranking. Isso por si só é a melhor resposta. Por isso sou tão grato a todos. 

Sem a ação coletiva de nossa rede estadual, não teríamos esse resultado. Cada servidor em cada uma de nossas escolas ajudou a fazer a diferença. 

É hora de mobilização.


Undime e municípios

De entrega total ao que estamos nos dedicando de corpo e alma. Tenho ficado muito entusiasmado com a UNDIME, e dito isso em diversas oportunidades ao presidente Rubens e ao Neilton. 

Os municípios têm abraçado a causa da educação como nunca. Tenho ouvido pela nossa equipe técnica ou pessoalmente muitas iniciativas que nos enchem de orgulho. 

Vamos intensificar ainda mais e vamos pra cima para subir no ranking do IDEB mais uma vez, e cumprir o nosso compromisso com nós mesmos. O compromisso de conquistar uma educação de qualidade para os nossos jovens.

Reformas e construções 

No estado, já reformamos mais de 160 escolas, construímos e recuperamos mais de 70 ginásios esportivos e construímos 5 escolas.

Estamos construindo mais seis escolas de 12 salas de aulas em Campo Alegre, em Marechal Deodoro, em Rio Largo, em Junqueiro, em Delmiro Gouveia e e Senador Rui Palmeira. Estamos para dar ordem de serviço a outras tantas que serão anunciadas pelo Governador.

Escola 10

Mas nada substitui o trabalho pedagógico. Foi por isso que concebemos o maior programa pedagógico (Escola 10) da educação alagoana envolvendo municípios e estado. Isso nunca houve. Historicamente, vocês sabem, estado e municípios trabalhavam em separado.


A premiação dos municípios já está na Assembleia Legislativa com pedido de urgência pelo Governador. Foi uma luta. Em cada secretaria por onde passava era um debate novo para que tudo saísse em conformidade com a lei. Assim que voltar da assembleia, será sancionado e pago. Agradeço aos prefeitos que me ajudaram a superar todas as dificuldades. Principalmente ao presidente da AMA.


A premiação dos professores da rede estadual já está no Gabinete Civil. Deve seguir para a ALE o mais rápido possível. Também foi uma luta. O importante é q virando lei não teremos mais problemas daqui pra frente, inclusive com os próximos anos de IDEB. E o mais importante ainda é que será pago a todos os que têm direito. 


Considerações finais

A Seduc está unida. E vai continuar unida com a UNDIME que tem o Prof. Rubens como um grande líder, por quem tenho uma grande admiração.

O trabalho para melhorar ainda mais a educação alagoana depende de cada um de nós e da nossa união. Vamos em frente. Enquanto os cães ladram, a caravana passa.

Vamos ter mais uma vitória nessa luta. Não vamos perder o foco. Que venha a prova SAEB, Alagoas está preparada. 

Deixe um comentário