webbanner_BEM+AULAS COM CUIDADO_728x90px
webbanner_BEM+AULAS COM CUIDADO_728x90px

TRE-AL julga na segunda-feira, 08, caso do vice-prefeito de Marechal

Por Kléverson Levy

Está marcado para ser julgado na próxima segunda-feira, 08, o caso que envolve – eleitoralmente – o prefeito Cláudio Roberto Ayres da Costa, o Cacau (MDB), e o vice-prefeito, Walter Avelino de Alcântara, o Walter Avelino (PL).

Como publicou – em primeira mão – o Blog Kléverson Levy, Walter Avelino (o vice) estaria impedido de ser candidato em 2020 por ocupar um ‘terceiro mandato consecutivo de vice-prefeito e exercidos por irmãos consanguíneos’.

A questão é que a professora Iolanda Alcântara, a irmã de Walterfoi também vice-prefeita e prefeita de Marechal Deodoro, antes de Avelino, e na última gestão do ex-prefeito Cristiano Matheus (MDB- 2012-2016).

Em fevereiro deste ano, o Ministério Público Federal em Alagoas (MP Eleitoral), em seu parecer, sugeriu que, caso haja cassação de diploma eleitoral devido a constatação de “Inelegibilidade prevista no parágrafo 5° cumulado com 7° do art. 14 da Constituição Federal”, que se limite – apenas – ao vice-prefeito.

Leia + Aqui! Marechal: MP Eleitoral entende que ‘se limite ao vice-prefeito’

Sede da Prefeitura de Marechal Deodoro / Foto: Assessoria

Ao Blog Kléverson Levy, um especialista no direito explicou que a decisão do MP Eleitoral ‘não altera nada sobre o resultado da ação que tramita na Justiça Eleitoral, porém, sabendo que existem margens para as duas decisões (cassação de prefeito/vice-prefeito ou apenas do vice-prefeito)’.

Portanto, como confirmou ainda a assessoria do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE-AL), o julgamento acontece – online – pelo Processo Judicial Eletrônico (PJE).

O PJE é um sistema de tramitação de processos judiciais cujo objetivo é atender às necessidades dos diversos segmentos do Poder Judiciário brasileiro (Justiça Militar da União e dos Estados, Justiça do Trabalho e Justiça Comum, Federal e Estadual).

O resultado do julgamento: deve ser publicado – no mais tardar – até na terça-feira, 09, e ser publicado no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) na quarta-feira, 10.

Será?

#VidaQueSegue

Email: kleversonlevy@gmail.com

Redes sociais: @blogkleversonlevy

Deixe um comentário