Esta semana, um leitor do Blog Kléverson Levy perguntou se estamos – realmente – em plena eleição vigente pelas ruas, bairros de Maceió, bem como, das 102 cidades alagoanas. O questionamento, de fato, se fez pela movimentação que está no pleito da capital alagoana.
A este jornalista, indagou o leitor, “Tem eleição em Maceió ?”. Respondi, logo em seguida, que estamos em plena campanha eleitoral, apesar de não parecer. Em tese, esse questionamento se faz, justamente, pelo fato das ruas estarem vazias – em sua maioria – com poucas pessoas fazendo até panfletagens.
Pouco se observa, ou raramente se percebe, o ritmo da eleição atual que – em outras épocas – era mais colorida pelas bandeiras, fotos e camisas dos candidatos nas vias e avenidas. Em Maceió, por exemplo, um dos motivos tem sido a confiança e a certeza de uma vitória do prefeito João Henrique Caldas, o JHC (PL), à Prefeitura de Maceió – em 06 de outubro.
Isso tem feito até o pleito ficar frio, gelado e bastante glacial (recordando a música de Adriana Calcanhoto), transparecendo uma disputa neutra, sem conquista dos votos e sem conversar com o próprio eleitor.
Assim como, nos locais de concentração de pessoas, a exemplo de shoppings, cafés, academias e encontro de amigos, entretanto, pouco se fala em eleições ou em quem são os candidatos que o cidadão quer votar.
Portanto, é uma eleição que não parece eleição, pelo menos na capital alagoana. Dizem, todavia, que no interior de Alagoas algumas cidades a disputa ‘pega fogo’ entre os grupos políticos.
Por aqui, e acolá, sabemos: o clima de “já ganhou” tem feito muita gente se esforçar menos nas campanhas de ruas, bater mais palmas e gerar comentários positivos no Instagram, além de querer garantir mais quatro anos ao pôr do sol, ao invés de dizer ao POVO quais são as propostas reais que serão implantadas para Maceió.
Eis a pergunta: “Tem eleição em Maceió ?”, indaga leitor do Blog Kléverson Levy.
Quem viver, verá!
Veremos!
É isto!
E viva a política dos políticos em Alagoas!
Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br
Redes sociais: @blogkleversonlevy
Deixe um comentário