Essa é mais uma denúncia que chega ao Blog Kléverson Levy. Desta vez, os técnicos de enfermagem que trabalham nos hospitais do Estado denunciam que o salário de janeiro de 2023 foi depositado nas contas dos servidores com descontos que não eram previstos.
O erro no pagamento dos funcionários prejudicou milhares de servidores da saúde, já que a previsão era que o Governo de Alagoas fizesse valer o piso da enfermagem, em vigor para servidores públicos e com reajuste previsto para folha salarial de janeiro, mas não aconteceu como foi prometido até pelo governador Paulo Dantas (MDB).
Ano passado, em plena campanha eleitoral, Dantas prometeu pagar o piso nacional da enfermagem e até usou o twitter para garantir aos profissionais que o Estado cumpriria a determinação para este ano de 2023.
“Você que é profissional da enfermagem e que promove saúde pública com qualidade, tenha certeza que nós estamos juntos nessa luta para defendermos o piso de enfermagem. Vou conversar com o presidente da Assembleia (deputado Marcelo Vitor) e também com os líderes partidários, bem como, com todos os deputados para que a lei seja aprovada rapidamente. Para protegermos e valorizarmos estes profissionais”, prometeu – à época – o então candidato a governador.
Já no twitter…
“Em Alagoas, independente da decisão do STF, temos autonomia para garantir o piso da enfermagem e assim vamos fazer. A categoria pode contar comigo”, escreveu Paulo Dantas em sua conta oficial.
Por outro lado, em janeiro deste ano, muitos trabalhadores, inclusive, tiveram descontos altos, a exemplo de uma denunciante que perdeu aproximadamente R$ 1500 reais.
“Temos um piso estadual da enfermagem, em vigor para servidores públicos, com reajuste que era previsto na folha salarial de janeiro. O pagamento foi completamente errado. Ninguém [Estado] nos dá uma resposta. Ninguém diz se nem quando será “arrumado” isso. Eu tive um “erro” de, aproximadamente, R$ 1500 reais no meu salário. Por fim, o governador Paulo Dantas prometeu pagar aos servidores públicos do Estado o piso federal em janeiro, independente de suspensão pelo STF, pois o Estado dispunha de folga financeira para tal. Até agora nada!”, disse uma servidora revoltada com os descontos no salário de janeiro.
Sem resposta
Por fim, o Blog Kléverson Levy entrou em contato com as assessorias da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag) para buscar uma resposta sobre os descontos nos salários dos servidores. Mas, infelizmente, nenhuma das pastas retornou com qualquer informação – até a publicação deste material.
O questionamento que fica: o que houve para que os descontos fossem dados nos salários dos técnicos de enfermagem, já que o governador Paulo Dantas prometeu pagar o novo piso em janeiro? Quando irão corrigir o “erro” que levou prejuízos aos servidores da saúde em Alagoas?
Lembrando que a lei estadual regula o piso salarial mínimo dos profissionais de enfermagem nas instituições de saúde públicas em todo o estado, com base em jornadas de trabalho de 30 horas semanais. Os valores serão escalonados com aumento gradual de 2022 até 2025. Já a lei federal tinha um prazo de 60 dias para começar a valer e entrava em vigor no serviço público a partir de janeiro de 2023.
Aguardemos cartas e uma resposta convincente!
E viva a política dos políticos em Alagoas!
Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br
Redes sociais: @blogkleversonlevy
Comentários (15)
Daisydisse:
3 de fevereiro de 2023 às 21:51Minha indignação e arrependimento em ter saído de casa para dar meu voto a esse cara sem escrúpulos e sem palavra. PD nunca mais!
Virginio Aurélio Dias Gaiaodisse:
5 de fevereiro de 2023 às 07:46Faz o L kkkk
Jacqueline da Silvadisse:
4 de fevereiro de 2023 às 08:01Votei nesse cara por causa do governo anterior. Pois dos piores achei o melhozinho. Porém desisti q agora nenhum dos dois terá nem meu voto, nem de minha família.
Virginio Aurélio Dias Gaiaodisse:
5 de fevereiro de 2023 às 07:49Como você é inocente o cara foi até preso durante a campanha por causa de rachadinha vai pagar piso nacional de enfermagem acredita em papai Noel faz o L kkkkkk
Ulissesdisse:
6 de fevereiro de 2023 às 14:18Papai Noel existe só na cabeça dos funcionários da saúde viu faz o l
Ciceradisse:
4 de fevereiro de 2023 às 09:58E ele está fazendo os cálculos com a insalubridade e o adicional noturno que não faz parte do salário base!!
ALCYWONE CAVALCANTE DE ARAUJOdisse:
4 de fevereiro de 2023 às 11:36Foi ridículo esse piso de enfermagem que recebi em janeiro recebi 5,74 ainda vai pras mídias dizer que está pagando o piso da enfermagem isso é mais uma pisa isso sim
Vitadisse:
4 de fevereiro de 2023 às 12:08Quem manda confiar em políticos .Agora façam o LLLLLL
Julianodisse:
4 de fevereiro de 2023 às 18:22A enfermagem sendo sucateada pelos políticos desse Brasil já deveríamos estar ganhando o piso assim que virou lei e saiu no diário oficial , mais por descanso do ministro STF estamos ainda na mesma esperando um salário mais justo , enquanto políticos sobem os próprios salários da noite para o dia nos estamos no aguardo desde setembro …..
Julianodisse:
4 de fevereiro de 2023 às 18:23Vergonha desses políticos Jô Brasil onde só olham para o próprio umbigo …
Tania Maria C. da Silvadisse:
4 de fevereiro de 2023 às 22:04O governo não vê o quanto trabalhamos pra cuidar e salvar vidas, cansaço físico e emocional. Uma atrocidade com a classe.
Deveríamos unir todos da enfermagem com paralização de 24 h, quero ver como irão sobreviver. Somos a alma de um hospital. Socorro urgente…..
José Albertodisse:
5 de fevereiro de 2023 às 05:05Aqui no Amazonas aconteceu a mesma coisa mas com os técnicos da prefeitura isso está muito estranho e até agora sem explicação
Maria Morais Siqueira Sádisse:
5 de fevereiro de 2023 às 09:10Nenhum, governo não mim regularizou, minha função do cargo de Agente Comunitário de Saúde, na Área da Saúde, sou uma auxiliar da enfermagem, sem as minhas regulamentações, desde1997. Agora, tenho minhas esperanças, ser regulamentada, nesses governos do Lula. Porque, nós anteriores, não fez nada , minha situação, não foi resolvida, no governo Bolsonaro, foi só chingando. Eu, não regularizou.E, não voto mais, porque fugiu do Brasil, e seus companheiros políticos , sem resolver as coisas do político do Brasil. Fez papel, muito feio, os políticos, não foram passar, a faixa, para o eleito presidente Lula, acusou fraudes, nas urnas eletrônica, nada aprovou, fez muito confusão, e não aceitou a derrota, Bolsonaro, mandou o povo pra rua , ele mesmo não foi, fugiu, para os exterior, sem resolver as políticas do Brasil, e o povo, os eleitores dele ficaram só, Cambada de bobo. Fez de seus eleitores de palhaços, dando apoios o povo nas ruas. Ele mesmo fugiu. Bom dia.
Mariadisse:
5 de fevereiro de 2023 às 11:29Verdade!! Só não pode pagar o piso salarial, da enfernagem, porém pode aumentar os salários deles de um dia para outro, na calada da noite. Sou muito decepcionada,com a política brasileira. Só pensam em si próprio. Ainda ganham pra fazer sessão extra,,pq enrolam durante o ano, todo.
Jorge Carlos Ferreira dos Santosdisse:
5 de fevereiro de 2023 às 21:58Como sempre os “”Heróis “” se iludiram mais uma vez com esse bando de mal carácter.
Sou de São Paulo trabalho em dois hospitais públicos um federal e outro Municipal onde somos tratados como serviçais e não como profissionais que arriscamos nossas vidas todos os dias onde ficamos expostos a riscos diversos com nossa saúde Meningite Tuberculose SARS Covid e tantas e tantas outras doenças e o que valemos? Nada para esses senhores da casa grande . A senzala sempre existirá as correntes são nossas companheiras e o Coren e Cofen sabem mas nada fazem . Amo o que faço sou de outra época havia 30 anos na enfermagem . A nova geração aguentará isso ? Não sei não. Vejo um futuro terrível pra quem necessitar de cuidados .