webbanner_BEM+AULAS COM CUIDADO_728x90px
webbanner_BEM+AULAS COM CUIDADO_728x90px

Santa Luzia do Norte: prefeito cassado coloca irmã e tia na briga pela Prefeitura

Marcada para acontecer no próximo dia 05 de maio, no domingo, a eleição suplementar para prefeito de Santa Luzia do Norte já conta com cinco chapas majoritárias na disputa pela Prefeitura local.

A nova eleição na cidade ocorre após a Justiça Eleitoral cassar os mandatos e tornar inelegíveis o agora ex-prefeito, Edson Mateus da Silva (PRB), e o ex-vice-prefeito, José Ailton Nascimento (PTC) – por abuso de poder econômico e compra de votos.

O pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Alagoas (TRE/AL), acompanhando parecer do Ministério Público Federal em Alagoas (MPF/AL), manteve a sentença da juíza da 41ª Zona Eleitoral, e ‘derrubou’ – em 2017 – o registro das candidaturas de Mateus e Nascimento.

A sentença decorreu da Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AJIE), na qual foi imputado aos acusados a prática de captação ilícita de voto e abuso de poder econômico durante as eleições de 2016, condenando os candidatos eleitos em cassação do registro, em multa individual no valor de R$ 53.205,00 e inelegibilidade pelo período de oito anos.

Porém, no pleito suplementar de 05 de maio 2019, estão na ‘briga’ pelo Executivo nortense José Alberto Hermenegildo da Silva, mais conhecido como Beto Hermenegildo ou Beto Policial (Pros); Márcio Augusto Araújo Lima, o Márcio Lima (PP); Julliana Mateus Rodrigues Ramalho, a Julliana Mateus (PRB); Nilson Contieri (PSDB); e Jaciara Nunes (PTC).

De volta ao Poder!

Para retomar o Poder que ‘fugiu’ das suas (dele) mãos devido aos inúmeros processos na Justiça, o ex-prefeito Edson Mateus formou uma chapa ‘puro sangue’ registrando a irmã, Julliana Mateus, candidata a prefeita, e a tia Maria Clemência, como vice-prefeita.

Blog Kléverson Levy Blog Kléverson Levy
Maria Clemência e Julliana Mateus / Foto: Cortesia

Embora seja candidata em 2019, Julliana Mateus registrou uma candidatura ao cargo de vereadora, na coligação “Estamos Juntos Por uma Santa Luzia Melhor”com os partidos PRB, PV, PTC e PT, na eleição de 2016.

Todavia, Julliana Mateus obteve apenas um (1) voto ou 0.02% válidos.

Com cinco candidaturas ao Executivo nortense, Julliana e Clemência estão no páreo para tentar reconquistar os mais de 1,555 votos (32.33% válidos) que Edson Mateus obteve em 2016.

Como dizem os bastidores da política, em Santa Luzia do Norte, Edson Mateus vai aproveitar o momento em que ‘está em alta e ascensão’, dentro do contexto político, para voltar ao comando da Prefeitura do município.

Será?

Portanto, quem for eleito em 05 de maio, comandará o município de Santa Luzia do Norte até dezembro de 2020. Porém, a nova eleição para renovação dos mandatos acontece também em outubro do mesmo ano.

Só lembrando: Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AL), a data da diplomação do prefeito e do vice-prefeito eleitos, em 2019, será afixada em ato próprio pelo juiz eleitoral da Comarca, obedecido o prazo limite de 30 de maio.

#VidaQueSegue

Redes Sociais: Kleversonlevy  

Email: kleversonlevy@gmail.com

Deixe um comentário