PL para instituir o Dia Municipal de Combate à Microcefalia

Por Assessoria

O vereador Joãozinho (Podemos) protocolou, nesta quinta-feira (28), o Projeto de Lei para instituir no calendário oficial de Maceió o Dia Municipal de combate à Microcefalia, a ser comemorado a cada 23 de setembro.

“Estou atendendo um pedido da AFAEAL (Associação das Famílias de Anjos do Estado de Alagoas), que realiza um grande trabalho no cuidado e bem-estar de muitas crianças com microcefalia e alterações neurológicas, sem o auxílio do poder público”, disse o vereador.

Dados da Secretaria de Saúde do Estado de Alagoas (2019) mostram que existem cerca de 614 crianças com a síndrome sendo atendidas no estado desde 2015.

“Essas crianças necessitam de cuidados especiais, talvez por toda a sua vida. Instituir uma data para o combate a microcefalia é apenas um dos nossos projetos para auxiliar as famílias que lutam contra essa síndrome”, afirmou Joãozinho.

O que é a microcefalia?

A microcefalia é uma condição neurológica rara em que a cabeça e o cérebro do bebê são significativamente menores do que os de outras da mesma idade e sexo. Entre as causas da microcefalia estão infecções, desnutrição ou exposição a toxinas. O principal causador da doença no Brasil é o mosquito do Aedes Aegypti, mosquito que também transmite a dengue, a febre chikungunya e a febre amarela.

Os sintomas variam e incluem deficiência intelectual e atraso de fala. Em casos graves, pode haver convulsões e funcionalidade muscular anormal. Não há cura para a microcefalia. O tratamento envolve cuidados médicos e paliativos, controle de sintomas e monitoramento rigoroso.

Com informações da Assessoria do Vereador

Deixe um comentário