webbanner_BEM+AULAS COM CUIDADO_728x90px
webbanner_BEM+AULAS COM CUIDADO_728x90px

PL dos Carroceiros tramita na Câmara de Vereadores Maceió

Por Kléverson Levy

delegado Leonan Pinheiro, responsável pela Delegacia de Roubos e Crimes Ambientais, já enviou à Câmara de Vereadores de Maceió um Projeto de Lei (PL) que trata da proibição de tração animal (equinos) circulando pelas vias urbanas do nosso Estado de Alagoas. 

De acordo com a assessoria do vereador Alan Balbino (Podemos), o PL dos Carroceiros começou a tramitar no legislativo da capital.

Intitulado na Casa Mário de Guimarães de “Projeto Carroceiro Guardião”, o PL do delegado Leonan Pinheiro, tem por objetivo criar políticas públicas de incentivos e sobrevivência para os profissionais que utilizam carroças tracionadas por equinos.

Balbino acrescenta que, sobre o Projeto de Lei, o objetivo ainda não é impedir o trabalho de tantos pais de família que sobrevivem com esse meio de transporte, mas o de dar dignidade.

“Este projeto propõe substituir as carroças tracionadas por animais, por veículo motorizado, como as motocicletas com caçambas acopladas, buscando melhorar as condições de trabalho e vida dos carroceiros, bem como o bem estar dos animais”, esclarece Alan Balbino.

Autor do projeto, delegado Leonam, se reuniu com Balbino / Fotos: Assessoria

O projeto deverá resultar na substituição das carroças por veículos motorizados, bem como, a construção de um local adequado e digno para abrigar os carroceiros.

O delegado Leonan Pinheiro já reforçou – ainda – que está aberto ao diálogo para implementar novas ideias. 

No entanto, o PL – antes de sua aprovação – tem que ter uma discussão ampla, ser debatida bastante e, antes mesmo de se tornar Lei, buscar sugestões que cheguem ao consenso de todos. 

PL Polêmico

Se passar pela Câmara de Maceió, o PL dos Carroceiros poderá se estender para outros legislativos em Alagoas.

A proposta do delegado Leonam é polêmica e já é vista como “desnecessária” por alguns parlamentares na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE).

Leia + Aqui! Delegado comprou ‘briga’ com deputado sobre PL dos Carroceiros: “Fazer mídia, holofotes”

Lembrando: a profissão de carroceiro, principalmente, no nordeste e, claro, em Alagoas, vem de séculos e séculos. Querer mudar ou impor regras, neste momento, todavia, vai ‘mexer com milhares de pais de famílias’ que se utilizam da carroça e do animal como meio de sobrevivência.

É aguardar!

É isto!

#VidaQueSegue

Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br

Redes sociais: @blogkleversonlevy

Deixe um comentário