Pressione ESC para fechar

Blog Kleverson LevyBlog Kleverson Levy

Pesquisa Falpe aponta que Maceió não é para Lira e nem para Calheiros ao Senado. Por quê?

Está publicado no Blog da jornalista Vanessa Alencar, do CadaMinuto, a pesquisa que mostra a opinião dos maceioenses para a eleição ao Senado Federal em 2026. De acordo com a publicação, o Instituto Falpe ouviu 1.200 pessoas, entre os dias 29 e 31 de maio, em todas as regiões da capital.

O levantamento tem 95% de confiabilidade e margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. O detalhe é que, na pesquisa, o entrevistado poderia escolher até dois nomes, quando questionados em quem o cidadão, dentre os nomes citados, votariam para o cargo de senador.

A resposta do maceioense foi clara: a Pesquisa Falpe mostra que Maceió não é para o ex-presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e nem para o senador Renan Calheiros (MDB). Por quê?

Lira e Calheiros não convencem o eleitorado da capital alagoana. Os Renans (pai e filho) sabem que para vencer eleição majoritária, em Alagoas, deve-se percorrer o interior alagoano colocando os prefeitos “no colo e no bolso” – no bom sentido.

Não será diferente para Arthur Lira que, apesar de ter sido apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), parece que não detém da simpatia para com o maceioense. Aliás, Maceió é uma capital que demonstra ser da direita ou extrema-direita, mas rejeita Lira e, principalmente, os Calheiros.

Arthur, pretensioso em ser senador, terá que gastar muita ‘sola de sapato’ nos municípios alagoanos para conquistar uma das duas vagas ao Senado em 2026. Não foi portanto, coincidência, que a Pesquisa Falpe – também – apontou o índice de rejeição aos nomes colocados nos questionários. Sem impressionar, Renan Calheiros 20,75%; Paulão (14%), Arthur Lira (10%) e Alfredo Gaspar (5%) de rejeição pelas pessoas ouvidas

Já a senadora Eudócia Caldas (2,75%) e Davi Davino (1,5%) tiveram os menores índices da pesquisa. Responderam nenhum, 3% e não opinaram, 43% dos entrevistados.

Com a permissão da jornalista Vanessa Alencar, segue abaixo o resultado da Falpe em Maceió para 2025. 

Davi Davino Filho – 57.75%

Alfredo Gaspar – 37%

Renan Calheiros – 16%

Arthur Lira – 8,5%

Paulão – 6,25%

Eudócia Caldas – 3%

Nenhum – 3%

Não opinaram – 13,5%

Foto: Instagram Oficial

Maceió pode repetir 2022?

Afinal, escreveu o Blog Kléverson Levy que Davi Davino Filho pode ser a opção de voto dos que não querem Lira e Renan em 2026. Se as articulações e pesquisas eleitorais forem positivas para o ex-deputado estadual, até lá, 2026, ele pode repetir a boa aceitação que teve na eleição de 2022, onde quase conseguiu ser senador da República.

Só em Maceió, por exemplo, Davino Filho foi o mais votado para senador com 58,80% válidos (238.893 mil eleitores), vencendo o atual senador licenciado e ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), que ficou com 39,26% válidos (159.492 mil votos).

Na totalização do pleito passado no estado, RF obteve 845.988 votos (56,92% válidos) contra 627.397 (42,22% válidos) de DF.

A diferença foi 218.591 votos que deram a cadeira de senador ao ex-governador, mas deixou “uma luz acesa” de que Davi Davino quase chegou lá contra o ex-chefe do Executivo estadual (peso x pesado).

Lembrando: a disputa pelas duas duas vagas de senador – até agora –  não tem vitorioso e /ou eleito pelas urnas e a vontade do POVO. Veremos isso quando 2026 chegar, diante das surpresas e acontecimentos dos bastidores que sempre antecedem e acontecem na política em Alagoas. 

É isto! 

E viva a política em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br

Redes sociais: @blogkleversonlevy

Kleverson Levy

Especialista na cobertura política em AL

Comentários (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.