Blog Kleverson LevyBlog Kleverson Levy

Em 2026, Arthur Lira vai conseguir ser candidato ao Senado Federal?

Há um tanto de questionamentos, via bastidores da política, se o  presidente da Câmara dos Deputados, o deputado federal Arthur Lira (PP), terá peso político para chegar na majoritária de 2026 e deixar sua vaga na disputa à Câmara dos Deputados.

Lira, de fato, já sinaliza que na eleição futura poderá dar uma passo a mais em sua carreira política, inclusive, como tem avisado aos aliados mais próximos o interesse em ser candidato ao Senado Federal.

A questão é que Arthur deixa a cadeira de presidente da Câmara dos Deputados em 2025, após ter sido reeleito duas vezes para o comando da Casa. Portanto, há quem diga que ele manda enquanto está poderoso e domina o “Poder de Brasília em suas mãos”.

Ao sair dessa plenitude que se encontra atualmente, Lira poderá encontrar empecilhos (político e eleitoral) tendo que voltar ao que era antes e experimentar o sabor e dissabor de ser apenas mais um entre os mais de 513 deputados federais. Com isso, muitas situações dos bastidores (digamos, os inimigos conquistados) podem atrapalhar os planos do filho do ex-senador e atual prefeito da Barra de São Miguel, Benedito de Lira.

Já em Alagoas, sem o Poder de presidente da Câmara dos Deputados e a ‘amizade’ que será de distância com o Governo Federal, De Lira será – também – mais um deputado federal para ir em busca dos votos para o Senado Federal. Não será fácil, mas Liristas trabalham com essa hipótese do presidente da Câmara ‘subir na disputa’ – até pelo desejo do parlamentar de ocupar a vaga que um dia já foi de seu pai.

Portanto, a pergunta que se faz no entorno da política é: Para 2026, Arthur Lira vai conseguir chegar a ser candidato ao Senado Federal? Até poderá, mas terá que enfrentar o dilacerar dos adversários políticos que estarão na disputa e aguardando aquele velho ditado popular “Rei morto, Rei posto”. Será?

Quem viver, verá!

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br

Redes sociais: @blogkleversonlevy

Kleverson Levy

Especialista na cobertura política em AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pressione ESC para fechar