A pré-candidata a prefeita da Barra de Santo Antônio, Manu Moura, tomou a iniciativa de não utilizar fogos de artifício com estampido durante sua convenção partidária.
Segundo Manu, essa medida visa proteger o bem-estar de crianças autistas, que são particularmente sensíveis a barulhos altos. Além de considerar o impacto nos idosos, especialmente aqueles com doenças preexistentes, e também nos animais domésticos e de rua.
Vale ressaltar, que estudos indicam que o estampido dos fogos pode causar pânico em cães e gatos, levando-os a fugir, se machucar ou até sofrer ataques cardíacos.
“Acompanhando de perto essas mães com crianças autistas, sei que é desnecessário fazermos eventos com barulho. Porque aqui o barulho vai ser diferente, será com paz, muito amor e, principalmente, respeito a todos”, afirmou através de suas redes sociais.
Atualmente, o Projeto de Lei 597/2023, de autoria da deputada Cibele Moura, proíbe o uso de artefatos e fogos de artifício com estampido em eventos públicos promovidos pelo estado e segue em tramitação na ALE.
Em conformidade, a Lei Estadual 9.146 que já está em vigor, veda o transporte e a utilização de fogos de artifício no estado. Contudo, as penalidades para o descumprimento desta lei só começarão a ser aplicadas a partir de janeiro de 2026.
Com informações da Assessoria
Deixe um comentário