Por Kléverson Levy
Após uma semana do Blog Kléverson Levy obter do secretário de Estado da Fazenda (Sefaz), George Santoro, uma resposta de “esperança” para os milhares de aposentados e pensionistas do Estado, o governador Renan Filho (MDB) se manifestou – publicamente – sobre o assunto.
Na abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), RF falou em ‘releitura’ sobre o Projeto de Lei (PL) do novo Regime Próprio de Previdência Social dos Servidores Públicos do Estado de Alagoas (RPPS/AL), aprovado em dezembro de 2019, na Casa de Tavares Bastos.
Ao Blog Kléverson Levy, na semana passada, o secretário George Santoro, ao ser interrogado sobre o PL, alterando a alíquota do AL Previdência para os aposentados e pensionistas, respondeu que sua equipe estava ‘estudando o caso e, no prazo de 90 dias, teria uma resposta concreta’.
Leia Também: ‘Prazo de 90 dias’, aponta secretário sobre estudo dos 14% do AL Previdência
Hoje, 18, Renan Filho disse aos deputados estaduais que vai encaminhar à Casa de Tavares Bastos o estudo que está sendo feito pelo atuário e técnicos da Sefaz para avaliação dos parlamentares.
“No caso da receita previdenciária, ela é difícil de aumentar, porque ou você aumenta a contribuição para o servidor, o que foi feito, ou você contrata mais servidores para deixarem de contribuírem com o INSS e contribuírem com o sistema próprio. Nós elevamos o percentual [de contribuição previdenciária] para o que determinou a Constituição [Federal], os 14%. Mas, agora, com o ciclo de concursos que nós vamos fazer, vamos elevar a receita bruta à frente, o que vai permitir, baseado no cálculo atuarial e na técnica, que a gente faça uma releitura da contribuição previdenciária de alguns servidores públicos, especialmente dos mais pobres”, disse Renan Filho.
Confira no vídeo abaixo o trecho!
Porém, vale lembrar: de 0% para 14% de descontos (a contribuição) é uma crueldade enorme, principalmente, para quem deveria gozar dos direitos por contribuir com o crescimento de Alagoas – trabalhando pelo Estado -durante uma vida toda.
Que o governador Renan Fillho faça valer essa proposta o mais rápido possível, afinal, são meses que pais e mães alagoanas sofrem com essa injustiça contra os aposentados e pensionistas do Estado.
Leia Também: Vídeo: a ‘injustiça’ da gestão de RF contra os aposentados do Estado
Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br
Redes sociais: @blogkleversonlevy
Deixe um comentário