Grande é a expectativa, a partir de agora, após o resultado do pleito eleitoral de 2024, para que o deputado federal Arthur Lira (PP) deixe o comando da presidência da Câmara dos Deputados. Isso vai acontecer, de fato e de direito, em fevereiro de 2025, quando o novo presidente eleito (entre os deputados federais) assumir a Casa legislativa.
Até lá, muitas águas vão rolar e Lira vai trabalhar para eleger seu sucessor, claro. Por outro lado, na terra dos Marechais, já trabalham – politicamente – em vibração pela saída do parlamentar como presidente e a baixa do Poder dele na capital federal. Tudo, sem dúvidas, visando 2026.
Em Alagoas, ao abrir das urnas de 2022, a maior votação para federal mostrou que Arthur Lira foi também o “Rei do Orçamento Secreto”. A máxima votação obtida pelo parlamentar, considerada a maior de todas eleições no estado, deu ao ex-aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – à época – exatos 219.452 votos (13,26% válidos).
Foi o deputado federal mais votado da história política de Alagoas. Lira conseguiu – ainda – ser o primeiro alagoano a se reeleger presidente da Câmara dos Deputados. Foram 21 dos 23 partidos representados na Casa, incluindo o PL de Bolsonaro e o PT do presidente Lula – que deram sustentação e apoio ao parlamentar.
Portanto, até então, é incontestável o “tamanho político” que Arthur Lira obteve no centro do Poder do país. O ‘Orçamento Secreto’ mostrou a força deo alagoano no país. Neste ano de 2024, o PP, em Alagoas, elegeu 27 prefeitos. Na conta de Lira, os candidatos que receberam seu apoio venceram disputas em 42 dos 102 municípios e obtiveram, juntos, mais de 873 mil votos, ou 66% de um total de 1,3 milhão de votos válidos.
“Obrigado Alagoas! Foram dias percorrendo dezenas de municípios, dialogando com a população e, ao lado de nossos candidatos e candidatas, apresentando as melhores propostas. E o resultado das urnas foi extremamente positivo: os candidatos que apoiamos venceram disputas em 42 dos 102 municípios e obtiveram, juntos, mais de 873 mil votos, ou 66% de um total 1,3 milhão de votos válidos. Somente o PP elegeu 27 prefeitos em diversas regiões alagoanas e outros 15 eleitos foram candidatos que compõem nossa base de apoio e são filiados a outros partidos. E mais, com nosso empenho ajudamos a eleger os prefeitos de Maceió, Arapiraca e Rio Largo, os maiores colégios eleitorais do estado”, escreveu o deputado em sua conta oficial do Instagram.
No entanto, agora, prestes a deixar a cadeira de presidente (falta cerca de três meses), Lira terá que ter ‘estofo’ político para se manter “vivo”, eleitoralmente, até 2026 e, óbvio, com os resultados de 2024.
Afinal, a pergunta que fica é: Arthur Lira vai conseguir chegar a ser candidato ao Senado Federal em 2026? Até poderá, mas terá que enfrentar o dilacerar dos adversários políticos, a baixa do Poder em Brasília e sobrepor aquele velho ditado popular de “Rei morto, Rei posto”. Será?
Por fim, eis a política e suas voltas que ela dá. Política é Política! 2026 é já.
É isto!
E viva a política e os políticos de Alagoas!
Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br
Redes sociais: @blogkleversonlevy
Deixe um comentário