A Folha de Alagoas trouxe à tona mais um caso de censura à imprensa que se tornou moda em todo o país. Mais uma vez, reescrevo o assunto como forma de mostrar que – como jornalista – estou sempre em defesa da imprensa, do jornalismo e da liberdade de expressão.
Isso é importante repetir em todos os textos publicados: Jornalismo é independência e não subserviência política ou servilismo aos políticos. “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade“.
Desta vez, o juiz Henrique Gomes de Barros Teixeira, do Poder Judiciário de Alagoas, decidiu, durante plantão judicial no último final de semana, pela retirada de uma publicação no Instagram que reproduziu o conteúdo jornalístico do Instituto Conhecimento Liberta (ICL) Notícias, apontando a ligação de um empresário alagoano (cujo nome não pode ser publicado) com o Caso Braskem.
A jornalista Heloísa Villela, do ICL, mostrou o rastro de destruição deixado pelo tremor de terra provocado pela Braskem em Maceió. No primeiro episódio, Vilela citou o envolvimento de pessoas ligadas a políticos alagoanos.
Leia + AQui: De modo minucioso, reportagens do ICL mostram realidade do Caso Braskem em Maceió
Já na decisão, o magistrado determinou a retirada dos conteúdos jornalísticos e a exclusão imediata de todas as publicações que citam o empresário, bem como, a proibição da realização de novas matérias, especialmente nas contas do Instagram, até posterior pronunciamento do juízo da causa.
Apoio e Defesa
O advogado da Folha de Alagoas, Marcondes Costa, disse que confia no Poder Judiciário, mas lamenta a decisão concedida durante um plantão, em juízo de cognição sumária. “É uma decisão que a gente vê com muita surpresa, não só porque proíbe uma matéria jornalística substancial e apurada, mas também porque impede novas publicações”.
“Apenas para citar um exemplo: se o demandante cometesse um crime hoje, esses veículos de comunicação alvo da ação não poderiam noticiar. É aberrante, mas por força dessa liminar, não poderia o jornalismo alagoano noticiar. É uma blindagem tão ampla que dá para dizer que se trata de censura prévia”, acrescentou Marcondes Costa.
O Movimento Unificado das Vítimas da Braskem (MUVB) saiu em defesa da imprensa. No texto, O MUVB manifestou – veementemente – o repúdio à ação de censura que atingiu as reportagens de Heloísa Vilela do ICL Notícias, relacionadas ao crime da Braskem em Maceió, como também a censura à Folha de Alagoas.
O MUVB – Movimento Unificado das Vítimas da Braskem, em defesa fervorosa da liberdade de informação e da imprensa, manifesta veementemente seu repúdio à ação de censura que atingiu as reportagens de Heloísa Vilela do ICL Notícias, relacionadas ao crime da Braskem em Maceió, como também a censura a Folha de Alagoas.
É com indignação que denunciamos que um Juiz plantonista de Alagoas, a pedido de um dos denunciados nas reportagens, determinou a remoção das matérias, acompanhada de uma multa diária de mil reais em caso de não cumprimento.
Estamos ao lado da imprensa independente e comprometida com a verdade, condenando qualquer tentativa de silenciar a liberdade de expressão e a busca pela justiça. A sociedade tem o direito de ser informada, e não permitiremos que a censura prevaleça sobre os princípios fundamentais de uma sociedade democrática.
Reforçamos, assim, nosso compromisso inabalável com a defesa da liberdade de imprensa e informação, e permaneceremos vigilantes na luta contra a censura, em prol de uma sociedade justa e transparente.
MUVB – Movimento Unificado das Vítimas da Braskemm
Maceió/AL, 25 de setembro de 2023
Em Tempo!
Não basta ser jornalista sem ter direito à liberdade de pensamento, de expressão e opinião pessoal. Censura não é imprensa livre! Cabresto é para quem não tem coragem de falar a verdade ou depende dessa política mesquinha que ainda (ao que se observa) existe.
O Blog Kléverson Levy se mantém em defesa da imprensa, do jornalismo e da liberdade de expressão. Jornalismo é independência e não subserviência política.
E viva a política dos políticos em Alagoas!
Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br
Redes sociais: @blogkleversonlevy
Comentários (1)
Leonardo Silvadisse:
29 de setembro de 2023 às 13:49Infelizmente eu também sou vítima desse sistema que vem tentando calar toda imprensa do país em especial aquela que mostra a verdade coisa que incomoda a muita gente