Por Kléverson Levy
Em matéria publicada no Correio Brasiliense deste domingo, 03, a informação é que o deputado federal e presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), ficou ainda mais ‘forte’ em Brasília.
Isso por conta do troca-troca de partidos que se encerrou ontem, 02, garantindo um Poder maior ao grupo comandado pelo parlamentar alagoano na Câmara dos Deputados.
Formado pelo PL, PP e Republicanos o famoso “Centrão” passa a contar com 180 deputados federais, ou seja, mais de 1/3 do parlamento federal.
Os dados divulgados pela Justiça eleitoral são os seguintes: o PL, de Jair Bolsonaro, passou a ter 75 deputados e, antes, contava com 43. O Progressistas (PP) se tornou a segunda bancada com 59 parlamentares (eram 42 antes da janela partidária). Já o PT caiu da primeira para a terceira colocação, com 55 integrantes, um a mais.
“Com esses números e o apoio do presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), os governistas deverão ganhar força para aprovar projetos de interesse do Palácio do Planalto em Plenário. Além disso, garantem a vantagem na distribuição das comissões da Câmara, cuja dança das cadeiras deve ocorrer a partir desta semana”, diz o Texto do Correio Brasiliense.
Portanto, o PP, PL e Republicanos acumulam postos-chave na administração federal, que, somados, movimentam R$ 150 bilhões em recursos orçamentários.
Agora, em Alagoas, Arthur Lira também terá o mesmo Poder e essa força toda no âmbito político local?
Será?
É aguardar o pleito de 2022.
Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br
Redes sociais: @blogkleversonlevy
Deixe um comentário