webbanner_BEM+AULAS COM CUIDADO_728x90px
webbanner_BEM+AULAS COM CUIDADO_728x90px

HH relembra tempos áureos da política brasileira no Senado

Bem verdade que a nossa politica brasileira (leia-se, portanto, alagoana, idem!) vive uma escassez de bons políticos alijados de corrupção e escândalos, diferente de alguns nomes límpidos que fizeram parte de legislaturas no passado.

Heloísa helena (Rede) é, sem dúvidas, um dos nomes dessa política nacional sempre lembrada – na mídia brasileira – quando o assunto é representatividade com percepções culturais, sociais, políticas (e ideologias intocáveis) que visa sempre à defesa de minorias e segmentos sociais menos favorecidos.

Fazer política sem conchaves, sem cargos públicos, sem dinheiro e sem os acordos “por debaixo dos panos”, ressalte-se, é para poucos que sobrevivem ao ostracismo, tempo sombrio, contra os poderosos, o poder econômico e político; sem mandato; mas, por outro lado positivo, com a ética moral e preceitos que não foram surrupiados.

Esta semana, relembrando um pouco da trajetória política dos tempos áureos do Senado Federal, HH publicou um vídeo – em suas redes sociais – da época em que deixou o cargo de senadora, em 2006, onde foi bastante elogiada até por quem fazia oposição às suas declarações no plenário da casa.

“E o #tbt de hoje é de um dos belos depoimentos que recebi na minha despedida do Senado. Não por vaidade pessoal – pois isso de nada serve pra mim – mas pela honra que tive ao longo do meu mandato de Senadora, em conviver com pessoas tão corajosas e honradas, capazes de respeitar as profundas diferenças ideológicas que tinham comigo e se irmanar por Ética e Justiça Social no Brasil. Podíamos ser poucos, diante do imenso poder dos desprezíveis, mas foram absolutamente essenciais em minha vida! (parte do depoimento do Sen. Jefferson Peres)”, escreveu a ex-senadora.

‘Aparte de Péres’

Naquela década, o então senador Jefferson Péres (PDT) – considerado uma referência ética no Senado Federal – discursou em favor da ex-senadora ao relatar sua posição de mulher, parlamentar e importância dela na classe política brasileira.

Péres – falecido em 2008 – disse àquela época ter esperado que o momento de despedida da senadora Heloísa Helena “não chegasse nunca”. Em aparte bastante emocionado, o senador falou da perda que era HH no cenário da política nacional.

“Senadora, já me despedi de muitos senadores nesta Casa, alguns do porte de Darcy Ribeiro e Josaphat Marinho. Mas, creio, nenhuma dessas despedidas me comoveu tanto quanto esta, pela nossa identidade, pelas nossas afinidades, embora sejamos tão diferentes. Pela nossa origem!”, disse Jefferson Péres.

Portanto, o vídeo abaixo tem quase sete (7) minutos de uma aparte considerado por Péres como “da sua pureza e do seu idealismo”. A fala destacada por HH nas redes sociais inicia em 5’40″(cinco minutos e quarenta segundos). Recomendo ver o vídeo completo!

Pré-candidata

Lembrando ainda que Heloísa Helena é pré-candidata a deputada federal. Em Alagoas, ela busca um mandato – em Brasília – para voltar à fazer a política tão desejada pelos brasileiros e, consequentemente, para alguns alagoanos que almejam tê-la no legislativo federal.

“Aqui não é curral dos poderosos. Não é curral deles [em referência aos opositores]. Sou pré-candidata à deputada federal em Alagoas porque sei que aqui é meu lugar, meu povo e minha gente. Meu domicílio eleitoral é aqui em Alagoas. Ninguém é dono de cabeças pensantes e das consciências livres do nosso Estado”, respondeu.

Por fim, Ela – HH – já deixou claro o seu objetivo em fazer política e desejou que cada cidadão alagoano vote consciente no pleito de 2018.

“Eu tô na política por obrigação cidadã. Que as pessoas possam fazer suas escolhas. O importante é consciência tranquila e coração feliz. Melhor coração partido do que alma vendida!”, finalizou.

Redes Sociais: Kleversonlevy

Email: kleversonlevy@gmail.com

Deixe um comentário