
Por Kléverson Levy
Em Live realizada nesta terça-feira, 26, o governador Renan Filho (MDB) anunciou que vai pagar os salários os servidores públicos do Estado no mês trabalhado.
Ao lado dos secretários de Estado da Fazenda, George Santoro, e do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Fabrício Marques, RF explicou que Governo do Estado implantou um cronograma dividido em quatro etapas.
De acordo com matéria da Agência Alagoas, o cronograma começa agora, em 30 de janeiro, com o pagamento dos salários de todos os servidores da Saúde, incluindo, os da Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal), e será concluído em 30 de abril, contemplando todas as carreiras do funcionalismo.
“Desde a década de 1990 que o maior volume salarial em Alagoas é pago no dia 10 (do mês subsequente). Isso faz tanto tempo que as pessoas já se acostumaram. O cidadão acha isso até normal, mas não é! O correto é pagar os salários até o dia 5 do mês subsequente ao mês trabalhado. Agora, em Alagoas, vamos tomar a decisão para, em quatro parcelas, colocar 100% dos salários em dia. Todo mundo vai receber no dia 30 do mês trabalhado”, garantiu o governador.

Cronograma
Após o pagamento, em 30 de janeiro, dos servidores da Saúde e da Uncisal, receberão, em fevereiro, os trabalhadores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), incluindo os Universidade Estadual de Alagoas (Uneal).
Em março, os da Segurança Pública (SSP), exceto os delegados de Polícia Civil e oficiais da Polícia Militar (PM) e do Corpo de Bombeiros (CBM). Já em abril, os auditores fiscais, delegados de polícia, procuradores de Estado e oficiais da PM e CBM.
“Vamos pagar as áreas da Saúde, Educação, Segurança Pública e, no final, as carreiras com os maiores salários. Aos demais servidores, vamos seguir uma regra de proporcionalidade”, explicou o secretário Fabrício Marques.
Como os 38.946 servidores, ativos e inativos, pertencentes à primeira faixa salarial já recebem seus vencimentos dentro do mês trabalhado, a medida anunciada nesta terça (26) beneficia diretamente os 35.792 trabalhadores que integram a segunda faixa, que recebiam os salários no dia 10 do mês subsequente, cujo montante representa a maior participação na folha de pagamento do Governo do Estado: 78,34%.
Com informações da Agência Alagoas
Deixe um comentário