Slider

Futuro: Ufal terá campus universitário em Coruripe

Foto: Assessoria

No início desta semana, o  deputado federal Marx Beltrão (PSD), a prefeita de Jequiá da Praia, Jeannyne Beltrão (PRB), e o ex-secretário de governo de Coruripe, Maykon Beltrão (MDB), estiverem reunidos com o reitor da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Josealdo Tonholo.


Como pauta, a discussão para implantação da extensão de cursos da Ufal para a cidade de Coruripe. A expansão do ensino superior federal gratuito na região Sul de Alagoas é um sonho que – há anos – moradores da região esperam e que poderão realizar brevemente.

“Este encontro foi o primeiro passo para um projeto inovador, necessário e de amplo desenvolvimento para Coruripe e para a região Sul de Alagoas. E este projeto é trazer a Ufal com seus cursos de graduação e pós-graduação para o município, atendendo alunos coruripenses e também alagoanos de municípios da região. Queremos o melhor para nosso povo, estamos articulando uma grande parceria com a Ufal e, em breve, queremos anunciar os avanços desta proposta e os benefícios para nossos estudantes” disse o deputado Marx Beltrão que solicitou a reunião com o reitor da universidade.

Melhor educação no estado, Coruripe já conta com uma sede própria do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), onde oferece diversos cursos técnicos que atendem a dezenas de estudantes das cidades de Jequiá da Praia, Feliz Deserto, Piaçabuçu e Coruripe.

Com a chegada da Ufal, todavia, o município vai se transformar no pólo educacional do litoral sul.  De imediato, a primeira ação tomada é o planejamento de cursos de graduação na modalidade semi-presencial para Jequiá da Praia e Coruripe.

“O deputado Marx, a prefeita Jeannyne e o ex-secretário Maykon Beltrão mostraram todo o empenho em executar esta proposta e como Universidade queremos a expansão, com qualidade, da Ufal para a região Sul. Vamos atuar para fazer com que estes cursos já sejam realizados em 2021” disse o reitor Josealdo Tonholo.


Futuro da educação 

Já para Maykon Beltrão, transformar o município em pólo educacional é um projeto de futuro e que teve início há alguns anos. Entretanto, agora que a Ufal – através do reitor Josealdo Tonholo e do deputado federal Marx Beltrão – sinalizou para instalação de um campus para Coruripe.

“Implantar a Universidade em Coruripe é resultar em oportunidades para os jovens coruripenses e transformar a cidade em um vetor do crescimento sustentável da região como um todo. É mais um avanço na educação local ter Coruripe como um pólo de desenvolvimento para o litoral sul. Ganha, principalmente, os estudantes coruripenses, e todos da região sul”, reforçou o ex-secretário de Governo.

Portanto, a idéia inicial é, em primeiro plano, levar cursos semi-presenciais da Ufal para a região. Entre as primeiras opções estaria cursos de graduação como Química, Matemática, Física, nas modalidades de licenciatura.
Redes Sociais: @kleversonlevy e @blogkleversonlevy   
Deixe um comentário