Blog Kleverson LevyBlog Kleverson Levy

Ex-deputado expõe “Barão do São Francisco” em briga política que envolve acordos e dinheiro (público?)

As denúncias apresentadas pelo ex-deputado estadual, Dudu Albuquerque, sobre a situação administrativa que envolve o ex-prefeito Marcos Santos e o atual prefeito, Lucas Santos, no final de semana, apontam para uma situação na administração local gravíssima.

Albuquerque demonstrou questões atuais que, no passado bem recente, já viraram páginas policiais quando o ex-prefeito administrava – de direito – a pequena Traipu. Denúncias que chamam atenção não só da imprensa e, nas redes sociais, mas que é preciso a atenção dos órgãos fiscalizadores em Alagoas.

Segundo o ex-parlamentar, na última quarta-feira, 17, ele esteve no Ministério Público de Alagoas (MPE/AL) para protocolar 24 denúncias contra o ex-prefeito e o prefeito. Tudo isso, claro, envolvendo dinheiro público, empréstimos e acordos políticos não cumpridos.

De fato, volta à cena central um bate e rebate que – nos bastidores políticos – muita gente sabe como ocorrem o toma lá dá cá das eleições eleitorais.

“Protocolei no Ministério Público, 24 denúncias do Rato Branco de Traipu ( Sr Marcos Santos e seus filhos Lucas Santos (prefeito) e Marcela Santos ( vice-prefeita) todas as denúncias anexadas de provas robustas! Ao longo dos dias vou publicando para que o povo de Traipu e de Alagoas conheçam o rombo astronômico na saúde com as emendas de custeio da saúde e o roubo escancarado dos repasses da BRK!! Conforme prometi irei a todos os órgãos estaduais e brasileiro para colocar o Rato branco na cadeia!! Inclusive custeando a campanha da oposição em Gararu, município de Sergipe!”, diz um trecho do vídeo de Dudu Albuquerque.

Sem defesas ao ex-deputado, mas quem não lembra que o ex-prefeito foi condenado pelo Pleno do Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) por crimes de responsabilidade, fraude à licitação, corrupção ativa, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha em esquema de desvios milionários.

Conhecido como “Barão do São Francisco”, Marcos Santos tem em seu currículo algumas operações da Política Federal, a exemplo de Carranca e Tabanga, que descobriu desvios de recursos públicos da ordem de R$ 5 milhões, em 2007; e, R$ 8 milhões, em 2011. 

Além disso, o pai do prefeito Lucas Santos já foi condenado a 15 anos e 6 meses de reclusão, mais 4 anos, 4 meses e 15 dias de detenção pelo TRF5 por conta da prática dos crimes. Mas segue em liberdade.

Diante de tudo isso, vale destacar que se faz necessária uma apuração profunda dos órgãos fiscalizadores em Alagoas, após a exposição dos fatos narrados pelo pai do deputado estadual Breno Albuquerque (MDB). É grave. Gravíssimo tudo que foi colocado – publicamente – pelo ex-parlamentar e também pelo ex-prefeito de Traipu (em ameaças de mortes).   

Marcos Santos , Lucas Santos e Marcela Santos em evento na cidade do ageste / Foto: Redes sociais

“Barão do São Francisco”

Marcos Santos, de Traipu, como já escreveu o Blog Kléverson Levy, continua prefeito (só falta a caneta) da cidade. Não que ele tenha sido eleito democraticamente, mas, através dos filhos que obtiveram êxitos nas urnas de 2020.

Todo mundo sabe no município que para resolver algo, basta procurar o ex-prefeito que domina a cidade da maneira que ele sempre mandou com “mãos de ferro” desde quando foi gestor. Já Manuel Lucas Kummer Freitas Dos Santos, o Lucas Santos (MDB), cumpre seu papel de assinar e despachar sempre com os olhos atentos do pai.

Leia + Aqui: Ex-prefeito condenado pelo TRF5 ainda manda na Prefeitura de Traipu

Quanto aos fatos das ameaças de morte divulgadas, cabe à Polícia Civil de Alagoas (PC-AL) tomar à frente das denúncias proferidas à família Santos – que circula em áudio e vídeo – pelo ex-deputado estadual. Quem investiga é a Polícia Civil.

Por fim, é uma briga política que envolve – nada mais ou menos – acordos, interesses pessoais e políticos e dinheiro (público?) deles. A quem mais interessa? Será?

É isto!

E viva a política em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br

Redes sociais: @blogkleversonlevy

Kleverson Levy

Especialista na cobertura política em AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pressione ESC para fechar