
Foto: site do MPAL
O imbróglio para nomeação da procuradora de Justiça de Alagoas, Maria Marluce Caldas Bezerra, ao Superior Tribunal de Justiça (STJ), tornou-se um fator político. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicou – esta semana – o desembargador Carlos Brandão, do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1), para uma das duas vagas de ministro.
A expectativa, todavia, é que a tia do prefeito de Maceió, João Henrique Caldas, o JHC (PL), fosse nomeada pelo presidente. Com a indicação de Carlos Brandão, entidades de apoio às mulheres veem a vaga feminina ser ocupada por homens. Após a aposentadoria de duas ministras, Laurita Vaz e Assusete Magalhães, a vaga de Brandão é vista como uma ‘ampla desigualdade de gênero nos tribunais superiores brasileiros’.
Portanto, no âmbito da política local, o “Por Mulheres Brasil” manifestou total apoio para a possível nomeação de Marluce Caldas para uma das cadeiras do STJ. A entidade destaca que a nomeação de Caldas “representa um passo significativo para a construção de um Judiciário mais plural, sensível às realidades brasileiras e atento às desigualdades estruturais”.
“Trata-se de uma jurista com trajetória sólida e marcada por competência, ética, compromisso com a justiça e dedicação inegociável à promoção dos direitos fundamentais. A presença de mulheres no mais alto escalão do Judiciário é uma questão de justiça histórica e compromisso institucional com a paridade de gênero e a diversidade. A possível nomeação de Marluce Caldas representa um passo significativo para a construção de um Judiciário mais plural, sensível às realidades brasileiras e atento às desigualdades estruturais”, escreveu o Por Mulheres.
Por ora: essa (in) decisão tem surtido efeitos local e, desde ontem, 29, a caneta de JHC está cheia de tinta (como diz, no popular, “vadeia”) para gastar. Afinal, a nomeação – ou não! – é o ultimato da decisão para que o prefeito de Maceió busque se recompor e crescer – eleitoralmente – com vistas ao pleito do próximo ano. Além disso, decidir qual caminho seguir nas eleições de 2026.
Leia Também: Até os mais próximos de JHC fazem o enredo por “nomeia, Lula, Tia Marluce!”

Abaixo, segue a nota oficial!
NOTA DE APOIO
Reiteramos nosso total e irrestrito apoio a nomeação da Procuradora de Justiça Marluce Caldas para o Superior Tribunal de Justiça.
O Por Mulheres Brasil manifesta seu absoluto apoio à possível nomeação da procuradora de Justiça Marluce Caldas para uma das cadeiras do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Trata-se de uma jurista com trajetória sólida e marcada por competência, ética, compromisso com a justiça e dedicação inegociável à promoção dos direitos fundamentais.
Natural de Alagoas, Marluce Caldas construiu uma carreira respeitada no Ministério Público, com notável atuação em defesa dos interesses coletivos, especialmente nas áreas de cidadania, infância e juventude, meio ambiente e combate à violência de gênero. Além disso, como professora, tem contribuído de forma decisiva para a formação de novas gerações de juristas comprometidos com o Estado Democrático de Direito.
A presença de mulheres no mais alto escalão do Judiciário é uma questão de justiça histórica e compromisso institucional com a paridade de gênero e a diversidade. A possível nomeação de Marluce Caldas representa um passo significativo para a construção de um Judiciário mais plural, sensível às realidades brasileiras e atento às desigualdades estruturais.
Por sua excelência técnica, espírito público e compromisso com a equidade, Marluce Caldas reúne todos os predicados para integrar a mais alta Corte infraconstitucional do país. O Por Mulheres Brasil se soma às vozes que defendem a valorização de juristas mulheres com trajetória pública ilibada e engajamento com os direitos humanos.
Seguiremos vigilantes e atuantes pela presença de mais mulheres nos espaços de poder.
Maceió/AL, 30 de maio de 2025.
Por fim e por aqui, continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada! “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.
É isto!
E viva a política dos políticos em Alagoas!
Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br
Redes sociais: @blogkleversonlevy
Deixe um comentário