Pressione ESC para fechar

Blog Kleverson LevyBlog Kleverson Levy

Decisão do MP Eleitoral pode renovar cadeiras na Câmara de Palmeira

Por Kléverson Levy

No próximo dia 20 de maio, às 09hs, acontece a audiência para a inquirição das testemunhas arroladas na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), por suposta fraude ocorrida nas eleições de 2020, em Palmeira dos Índios.

O fato, todavia, se remete – principalmente – ao Partido Renovador Trabalhista Brasileiro (PRTB) que está sendo acusado de beneficiar – à época – os candidatos José Carlos da Silva Guruba e Sidny Targino, atuais vereadores do legislativo palmeirense.

Segundo informações obtidas pelo Blog Kléverson Levy, o imbróglio eleitoral em terras de xucurus-kariris envolve doze (12) ações contra três partidos (PSD, PSB e PRTB) com possíveis ‘candidaturas laranjas’.

Na ação impetrada pelo advogado Marcelo Lima, representante do candidato Paulo Sérgio Lima da Silva, o Sérgio Passarinho (PSD), a denúncia comprova que o PRTB palmeirense registrou candidaturas fictícias, conhecidas como “candidaturas laranjas”, no pleito do ano passado.

A questão envolve, também, duas candidatas do partido que não teriam concorridas aos cargos de vereadoras, não fizeram campanha e não buscaram os votos dos eleitores. Com isso, o PRTB não atingiu o percentual mínimo de 30% de candidaturas do sexo feminino, conforme expressamente exigido pelo art. 10, § 3º, da Lei n. 9.504/97.

Resultado: caso seja dado deferimento à AIJE, que envolve ainda o PSB e PSD, além do PRTB, os partidos/coligação que elegeu os candidatos em 2020, todavia, não terão – legalmente – o Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP).

O que quer dizer isso?

O mesmo que ‘indeferimento do pedido de registro de candidatura’, o que equivale dizer que toda a lista de candidatos não será admitida a registro.

Portanto, a coligação eleita não será admitida na disputa proporcional e as condições pessoais (condições de elegibilidade e causas de inelegibilidade) de cada um dos candidatos da lista – sequer – serão avaliadas e julgadas.

Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE)

Afinal, sendo favorável o resultado da AIJE para os impetrantes, podem cair até oito (8) vereadores de mandatos e ainda ficarem inelegíveis por até oito (8) anos.

Lembrando: entre as ações em andamento, três são do MP Eleitoral em Alagoas. Quanto ao fato da decisão do juiz, poderá determinar, se assim entender, pela anulação dos votos dos partidos e haverá um novo quociente eleitoral (recontagem dos votos).

Por fim, a decisão do MP Eleitoral pode mudar os rumos políticos no município e renovar cadeiras na Câmara de Vereadores de Palmeira dos Índios.

Será?

É isto!

#VidaQueSegue

Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br

Redes sociais: @blogkleversonlevy

Kleverson Levy

Especialista na cobertura política em AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.