Pressione ESC para fechar

Blog Kleverson LevyBlog Kleverson Levy

Chico Filho tem nas mãos o ‘aval jurídico’ para não empossar Caio Bebeto. Será? 

Após a divulgação da PORTARIA GP – 0775/2025, que “dispõe sobre o Afastamento Cautelar de Vereador (Siderlane Mendonça) e de Servidores Públicos Integrantes da Câmara Municipal de Maceió em Cumprimento a Determinação Judicial”, a resposta do legislativo sobre a posse do suplente foi imediata e determinante.

Seguindo o rito – por lei ou regulamentos da CASA – existente no Regimento Interno, o presidente Chico Filho (PL) preferiu continuar na “decisão judicial e no regramento da Casa de Mário Guimarães”. 

Porém, todo mundo sabe que – via bastidores – o suplente só não assumiu o mandato por conta da ‘pressa’ em querer ocupar a vaga antes do desenrolar dos fatos. O caso Caio Bebeto, no legislativo da capital, já tornou-se uma questão política com aval jurídico para justificar o que pode até ser injustificável (virou clichê essa frase na Casa). 

No entanto, sem diálogo e conversas, além de expor que deveria ter a vaga de vereador, o jovem Bebeto avançou o trâmite de diálogo interno, politicamente falando, que poderia – quem sabe! – conceder a ele o assento de vereança enquanto assistia a novela “Siderlane Mendonça, o dono da cadeira que pertence ao Benedito Bentes”.

Bem como escreveu, na semana passada, este Blog Kléverson Levy: se a Câmara de Maceió, de maneira a dar uma resposta à sociedade, quisesse amenizar tais polêmicas da cadeira sendo ocupada pelo suplente, já teria feito. Não fez e não vai fazer, óbvio!

Afinal, dizem que faltou experiência e o ex-secretário de JHC avançou o sinal (sequer sem negociações) pela inexperiência na seara política. Uma área para ‘experts’ que, a cada dia, avança com mais profissionalismo e longe do amadorismo político.

Não é coincidência, então, que o presidente Chico Filho, diante do Regimento Interno da Câmara de Maceió e na pitada de corporativismo legislativo, se assegura pelo caminho da “decisão judicial”.

Tanto que em entrevista ao jornalista Abidias Martins, Jornal do Abidias (ver vídeo abaixo), o presidente da Câmara de Maceió reforçou que “a decisão não foi clara em dar posse e não manda dar posse ao suplente. Manda afastar [Siderlane]”. Tá explicado e não errado. Com isso, vai ganhando tempo e ‘aval jurídico’ para não empossar Caio Bebeto.

Confira no vídeo!

Por fim, fica contado de forma suscitada para este jornalista o que vem dos bastidores como um ode à liberdade, à política e ao jornalismo. Por aqui, continuamos com o mesmo jornalismo, respeito e a mesma credibilidade conquistada! “Jornalismo é publicar aquilo que alguém não quer que se publique. Todo o resto é publicidade”.

Política é Política!

Veja Ainda: Suplente de Siderlane terá que esperar até 120 dias para, quiçá, tomar posse

Leia + AQui: Vereador foi a ‘ponta do iceberg’ que denota a famigerada ‘rachadinha’ nos legislativos municipais

Leia Também: Em uma (1) semana, Câmara de Maceió viu-se tomada por polêmicas legislativas in Casa

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br

Redes sociais: @blogkleversonlevy

Kleverson Levy

Especialista na cobertura política em AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.