Blog Kleverson LevyBlog Kleverson Levy

CCJ da ALE aprova PL que veda contratar condenados na Mª da Penha

De autoria da deputada estadual Cibele Moura (PSDB), foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (ALE) o Projeto de Lei (PL) que impede a nomeação para cargos comissionados de pessoas que tiverem sido condenadas com base na Lei Maria da Penha.

O interessante ainda é que a medida, segundo assessoria da parlamentar, é extensiva a toda administração pública – direta e indireta – e em todos os poderes do Estado de Alagoas.

A vedação inicia com a condenação em decisão transitada em julgado, até o comprovado cumprimento da pena. Na justificativa, a deputada destaca que, “embora muitos avanços tenham sido alcançados com a Lei Maria da Penha, os números da violência doméstica contra as mulheres e os casos de feminicídios são alarmantes no País, o que mostra a necessidade urgente de ampliar as medidas de combate a esses crimes”.

Para criação do PL, Cibele Moura destacou os números do Mapa da Violência contra a Mulher de 2018, feito pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados, e divulgado no início deste ano.

Ao analisar 140.191 notícias de casos de violência divulgadas pela imprensa, foi constatado que 68.811 se tratavam de casos de violência contra a mulher no País. No caso de Alagoas, segundo dados obtidos pela parlamentar, 811 mulheres sofreram violência doméstica em 2018; 67 foram vítimas de feminicídio e 1.913 de estupro.

“Demos um passo importantíssimo para a efetivação desse significativo projeto para as mulheres alagoanas e para toda a sociedade. Não podemos deixar que condenados na Maria da Penha possam trabalhar no serviço público e eu não tenho dúvida que a Assembleia Legislativa vai aprovar a matéria”, explicou Cibele Moura em nota enviada ao Blog Kléverson Levy.

Por fim, a matéria de Cibele Moura agora segue trâmite legislativo até ir à votação no plenário da Casa de Tavares Bastos.

#VidaQueSegue

Email: kleversonlevy@gmail.com

Redes sociais: @kleversonlevy e @blogkleversonlevy

Com informações da Assessoria

Kleverson Levy

Especialista na cobertura política em AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pressione ESC para fechar