Em um anúncio feito pelo Solidariedade, o ex-vereador mais votado por Maceió em 2016 foi anunciado como candidato à Prefeitura de Maceió. Além de ter sido vereador, Lobão também assumiu o cargo de Deputado Estadual em 2022 por 6 meses, pois era suplente de Paulo Dantas.
Em uma reportagem feita pela Tribuna Independente, Lobão declarou que, durante suas passagens pela Câmara de Maceió e pela ALE, requereu muitos projetos e somente alguns foram atendidos, como os banheiros públicos na Orla da capital e a ciclovia da Fernandes Lima, e outros não, como a reconstrução do Mercado da Produção.
Nas redes sociais, Lobão mostra a situação precária de alguns bairros da capital, como a falta de escolas na Vila Brejal e o descaso com as ruas de muitos bairros, que ainda se encontram sem drenagem e sequer o próprio asfalto — essas situações são encontradas, em sua maioria, na periferia, onde Lobão foi ‘nascido e criado’.
Lobão afirma, ainda, que JHC deu muita atenção ao turismo e aos ricos, mas ignorou a população mais pobre: “Essa gestão dá uma atenção maior para a Orla de Maceió, então o nosso compromisso é trazer equilíbrio: olhar para a nossa periferia e ter mais sensibilidade para as áreas onde o atual prefeito não chegou, principalmente na educação municipal. Queremos que tenham o mesmo padrão das escolas particulares, com ar-condicionado e incentivo para que as crianças e adolescentes da periferia tenham interesse em estudar e crescer”.
O pré-candidato foi eleito vereador com quase 25 mil votos em 2016, principalmente em razão da cultura do ‘voto de protesto’. Lobão era visto como um meteoro eleitoral, e não como um político em ascensão. No entanto, ao assumir o cargo, mostrou que realmente se importa com o povo de Maceió e levou bastante a sério o trabalho no parlamento — o seu gabinete sempre foi voltado às demandas da comunidade.
A pré-candidatura de Lobão não é uma brincadeira, como podem pensar alguns maceioenses: é bastante séria, e tem muitos projetos para a capital. Terá chances de disputar a prefeitura com JHC e Rafael Brito, ambos considerados favoritos? Lobão não teme e diz que não existe ‘eleição ganha’. A ver!
Por Caio Hanry Abreu – Acadêmico de Direito (Colaborador)
Este texto reflete a opinião do autor.
Deixe um comentário