Blog Kleverson LevyBlog Kleverson Levy

Caio Hanry Abreu escreve: o ‘coringa’ da política alagoana

A política não é novidade para Ronaldo Lessa. O atual vice-governador de Alagoas está na vida pública há mais de cinquenta anos, e coloca o leitor a pensar: o que Ronaldo Lessa contribuiu e contribui para Alagoas?

Foi deputado estadual, vereador, prefeito, governador, deputado federal e recentemente ocupou a vaga de número 2 dos executivos em Alagoas, atuando com seriedade e sendo respeitado até mesmo por grupos políticos rivais, seja ao lado de JHC ou de Paulo Dantas.

Ronaldo Lessa é reconhecido em ambos os grupos por ser um trunfo bastante importante nas eleições. Basta lembrar que, nas eleições recentes, a chapa que teve Ronaldo ao seu lado foi eleita. O vice-governador é, acima de tudo, um grande articulador político e peça-chave para o desenvolvimento do grupo político que busca a manutenção no poder do executivo.

A grande demonstração do poder de barganha e persuasão de Ronaldo, recentemente, veio com a reaproximação de Luciano Barbosa, prefeito de Arapiraca, que não estava se entendendo com os Calheiros.

Mas o eleitorado, que há anos não vota no nome Ronaldo Lessa como a cabeça de uma chapa, pensa que o vice-governador é um ponto de equilíbrio na ferrenha disputa entre Renan Calheiros e Arthur Lira.

O senador e o presidente da Câmara dos Deputados estão com ‘grana’ para as eleições municipais, em especial Arthur Lira, que pretende tomar o doce da boca de Renan, já que conta com o apoio de mais de 75 prefeituras em Alagoas. Por outro lado, Renan tem o sonho de tomar Maceió de Lira e JHC.

Ronaldo Lessa é um nome que não tem rejeição significativa tanto quanto um candidato do grupo dos Calheiros ou de Arthur Lira e tem a simpatia do eleitorado, em especial dos servidores públicos, que estão em constante conflito com os atuais chefes dos executivos municipal e estadual.

O leitor deve se perguntar: Ronaldo Lessa deveria abrir mão de ser o número 2 e tentar ocupar novamente a cadeira de prefeito de Maceió ou suceder Paulo Dantas em 2026, tendo em vista que o atual governador não poderá disputar a reeleição?

Eis a dúvida que não poderá ficar em standby por muito tempo, afinal, Lessa é prestigiado por ambos os grupos, como citado alhures, e isso pode ser um trunfo para eles e para si.

E viva a vida dos políticos em Alagoas!

Por Caio Hanry Abreu – Acadêmico de Direito (Colaborador)

Este texto reflete a opinião do autor.  

Kleverson Levy

Especialista na cobertura política em AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pressione ESC para fechar