Quando os políticos estão prestes a disputar as eleições, a equipe responsável pela campanha eleitoral de cada político escolhe estratégias para angariar votos. É assim em qualquer lugar do mundo. Porém, no nosso país e, em especial, no nosso estado, há uma exploração de temas que são sensíveis à população, e como fruto dessa exploração, os políticos fazem juras de amor e promessas aos potenciais eleitores sem a menor noção do que será feito para conseguir o objetivo.
Alguns políticos em Alagoas podem se auto-denominar de “Papai Noel”, visto que, os eleitores pedem a efetivação dos seus direitos a um personagem fictício que jamais irá entregar – e esses personagens fazem parte, por óbvio, da classe política alagoana.
Um exemplo recente da figura do “Papai Noel” é a clara tentativa do Governo do Estado de expor o Prefeito JHC ao criar o Programa Creche CRIA, pois a competência para construir creches é do Município, como o próprio Governo veicula na propaganda.
Ora, se a competência é do Município, qual seria o interesse do Estado de Alagoas ao usurpar essa competência? Deixar as mães felizes? Puro conto de fada! O real interesse é expor o Prefeito JHC ao vexame.
O Governo do Estado manterá a estrutura, pagará salários aos servidores das creches e comprometerá parte do orçamento do Estado – orçamento este que é para ser gasto com as atribuições originárias – a troco de uma guerra entre o Executivo Estadual e o Executivo Municipal? Tenham vergonha! O povo maceioense não pode ser massa de manobra para fins eleitoreiros! Todas as creches CRIA irão ser mantidas pelo Governo do Estado? A ver.
O vereador Siderlane Mendonça (PL) denunciou uma Creche CRIA fantasma no bairro do Benedito Bentes, como noticiado por este Blog Kléverson Levy . Ora, as estruturas foram feitas para não serem utilizadas? Melhor seria investir na segurança pública, área de competência exclusiva do Estado de Alagoas e que se encontra um tanto perdida, não?
Outro exemplo, também recente, de “Papai Noel” é o próprio Prefeito JHC, quando prometeu um sistema de drenagem para diminuir significativamente os impactos das chuvas na capital, em especial os bairros da Levada e da Brejal. Até hoje a população destes bairros esperam por dias melhores, que foram prometidos por JHC na campanha eleitoral de 2020. Os bairros da Orla Lagunar, que foram alvos das promessas do atual Prefeito, também foram esquecidos.
Além desses bairros, a revitalização do Riacho Salgadinho também foi alvo de promessa do atual Prefeito na campanha eleitoral de 2020, e mais de R$200 milhões foram anunciados para a revitalização do Riacho. Hoje, a única consequência dessa promessa foi a interdição parcial da Av. Deputado Humberto Mendes, no Centro, prejudicando o trânsito e os moradores da região. Ora, para onde foi toda a verba destinada para a revitalização de um Riacho que, há mais de vinte anos, a população pede que seja feita?
São temas bastante sensíveis ao povo de Maceió, e que estão sendo explorados sem nenhum pudor pelos políticos. Não basta citá-los nominalmente, pois são vários, e a este Blog Kléverson Levy não cabe apontá-los.
Um jornalista não dá conselhos a um poderoso de como agir no poder, pois se o fizesse, seria poderoso. Mas cabe ao jornalista apontar as consequências do uso indecente desse poder, e cabe ao povo escolher não votar no Papai Noel que promete o país das maravilhas e, ao se consolidar no poder, se comporta como um déspota, servindo tão somente aos próprios interesses.
Por Caio Hanry Abreu – Acadêmico de Direito (Colaborador)
Este texto reflete a opinião do autor.
Deixe um comentário