728x90px
EMPREGO - 728x90
ESCOLA 10 - 728x90

ALE: ‘Eleições indiretas’ para governador e vice estão marcadas para 02 de maio

Por Kléverson Levy

Será numa segunda-feira, 02 de maio, a votação das eleições indiretas para o preenchimento dos cargos de governador e vice-governador do Estado que está em vacância, após a renúncia do ex-governador Renan Filho (MDB) em 02 de abril.

Fica a cargo da Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), leia-se os 27 deputados estaduais, escolher quem será o chefe do Executivo estadual pelos próximos meses de 2022.

O presidente da Casa de Tavares Bastos, deputado Marcelo Victor (MDB), publicou nesta sexta-feira, 8, o edital convocando para o dia 2 de maio, às 10 horas, no plenário da Casa.

De acordo com matéria publicada no site da ALE, o edital de convocação ‘obedece ao que preceituam o parágrafo 3º da Constituição Estadual e a Lei estadual nº 8.576/2022, que estabelece as regras para a realização do sufrágio, no caso de vacância dos cargos em questão, nos dois últimos anos do período governamental, cabendo ao Legislativo realizar a eleição, por meio do voto dos deputados integrantes do Poder, em sessão extraordinária, exclusiva para esse fim, no plenário da Casa’.

Vale lembrar que, ainda de acordo com o edital, o interessado em disputar um dos cargos deverá apresentar registro de candidatura perante a Mesa Diretora do Legislativo, em até 72 horas antes da realização da eleição.

“Qualquer cidadão ou cidadã poderá se inscrever a um dos cargos, desde que brasileiro maior de 30 anos e respeitadas as condições constitucionais e legais de elegibilidade. A inscrição deve ser apresentada ao serviço de Protocolo Geral da Assembleia Legislativa até as 10 horas do dia 29 de abril. No edital consta ainda a relação da documentação exigida e demais procedimentos a serem adotados pelo candidato”, diz o texto da Assessoria.

O edital e mais detalhes sobre as eleições indiretas podem ser conferidos Clicando Aqui!

Deputados vão eleger governador e vice em maio / Fotos: Igor Pereira

Rememorando!

O grupo dos doze (12) é formado pelos deputados Ângela Garrote, Davi Davino Filho, Francisco Tenório e Tarcizo Freire, ambos do Progressista (PP), além de Antônio Albuquerque (Republicanos), Cabo Bebeto (PL), Davi Maia (União Brasil), Jairzinho Lira (PSD), Jó Pereira (PSDB),Marcos Barbosa (Avante), Ronaldo Medeiros (PT) e Silvio Camelo (PV).

Já o grupo dos 15 estão Breno Albuquerque, Bruno Toledo (MDB)Cibele Moura, Dudu Ronalsa, Fátima Canuto, Flávia Cavalcante, Galba Novaes, Gilvan Barros Filho, Inácio Loiola, Léo Loureiro, Marcelo Victor, Olavo Calheiros, Paulo Dantas, Ricardo Nezinho e Yvan Beltrão – todos do MDB Calheirista.

É isto!

E viva a política em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br

Redes sociais: @blogkleversonlevy

Uma comentário sobre “ALE: ‘Eleições indiretas’ para governador e vice estão marcadas para 02 de maio”
Deixe um comentário