Pressione ESC para fechar

Blog Kleverson LevyBlog Kleverson Levy

Agricultores à espera de sementes do Governo do Estado para plantar em 2023

Depois de um longo tempo de espera, o Governo de Alagoas avisou que vai lançar nesta terça-feira (25) o Programa Planta Alagoas 2023. A Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária, Pesca e Aquicultura (Seagri-AL) dará início à distribuição das sementes de milho, feijão, sorgo e arroz para agricultores familiares em Alagoas.

Apesar do anúncio para doação das sementes, os agricultores do interior alagoano reclamam que o atraso nas entregas pode prejudicar o plantio da safra 2023. Isso porque as sementes de milho, feijão, sorgo e arroz deveriam ter sido repassadas no terceiro mês do ano, ou seja, no prazo em que os trabalhadores do campo começariam a plantar.

Se valesse a regra, as sementes agrícolas adquiridas deveriam ser entregues – à população – até o mês de março. Além disso, o Estado deve distribuir o percentual mínimo de 20% de sementes crioulas. Com a distribuição no final deste mês, o plantio pode ser prejudicado devido às chuvas fortes previstas para o início de maio

De acordo com a Lei 8.302/2020, referente à data-limite para a distribuição de sementes, a Seagri-AL estaria ignorando o percentual mínimo de aquisição de sementes crioulas, por meio de recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep), o que não foi anunciado este ano.

“Serão distribuídas cerca de 1.300 toneladas de sementes selecionadas com alto potencial genético e adaptadas às condições climáticas. Um investimento de R$ 20 milhões da Secretaria de Estado da Agricultura e Pecuária (Seagri), com objetivo de incentivar a produção agrícola, fortalecer a agricultura familiar e o setor produtivo de grãos, além de ter impacto direto na segurança alimentar e nutricional das famílias beneficiada”, diz o texto da Assessoria.

A lembrar que, ano passado, o então secretário da pasta, à época, Maykon Beltrão, teve que ir na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE) prestar esclarecimentos acerca de uma denúncia, feita pelos deputados estaduais, de que o governo do Estado estava descumprindo a Lei 8.302/2020 referente à data-limite para a distribuição de sementes.

Silêncio na ALE

Por outro lado, em 2023, a Casa de Tavares Bastos silenciou quanto ao fato do atraso na distribuição das sementes de milho, feijão, sorgo e arroz para agricultores familiares em Alagoas. Estranho, né? O silêncio ensurdecedor! Por que será?

Já o governador Paulo Dantas (MDB), ressalta-se, fez a indicação da deputada estadual Carla Dantas (MDB), a prima, já que não abriu mão da pasta da Agricultura para ser totalmente dele e chamar de “sua”. Afinal, Dantas afirmava – durante o pleito de 2022 –  que os agricultores seriam prioridades em seu governo, já que era considerado um “agricultor” sertanejo. Será?   

Por fim, os agricultores alagoanos – ainda – estão à espera de sementes do Governo do Estado para começar a plantar em 2023…

E viva a política dos políticos em Alagoas!

#VidaQueSegue

Email: redacao@blogkleversonlevy.com.br

Redes sociais: @blogkleversonlevy

Kleverson Levy

Especialista na cobertura política em AL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.